A importância de uma Rede de Apoio
Você sabe o que é uma rede de apoio e porque é tão importante ter uma?
Sabemos que criar uma família não é uma tarefa fácil, por mais que seja muito gratificante. Cada vez mais, lidar com os imprevistos da vida pode ser complicado tendo que gerir trabalho, tarefas de casa e a relação familiar, principalmente quando temos um recém-nascido nos braços e se não temos a quem recorrer quando precisamos de ajuda.
Durante todo o processo da gravidez, a mulher passa por uma transformação muito grande, tanto física quanto emocional que vai crescendo proporcionalmente desde o surgimento dos primeiros sintomas até o nascimento do bebé, quando conhece, finalmente, um mundo novo de sensações e responsabilidades até então desconhecidas.
Na maior parte dos casos, por mais que a mulher leia e procure conhecimento acerca da maternidade, “maternar” é uma tarefa que irá trazer algum grau de dificuldade em certos momentos, principalmente nos primeiros dias de vida do bebé. Assim, tão importante quanto buscar informações sobre essa nova fase, é também não se culpabilizar seja pela falta de experiência seja pela exaustão física/emocional e saber que pode e deve pedir ajuda sempre que necessário.
Ter pessoas com quem podemos nos abrir para dividir as dificuldades que estamos a enfrentar pode ajudar a tornar esses momentos mais fáceis de lidar. Buscar apoio nesta fase, pode fazer com que a família consiga recarregar as energias necessárias para recuperar hábitos que tinha antes do bebé nascer. Afinal, não é porque existe um novo membro na família, que os pais deixam de ser pessoas individuais que tem desejos e necessidades. Faz bem à saúde mental que possam existir momentos de descontração e lazer, sem ter a preocupação de ser mãe/pai a tempo integral. Ter pessoas de confiança com quem possam contar nessas situações torna a vida mais fácil.
Uma rede de apoio nada mais é do que ter com quem contar. Pode ser família direta, amigos, colegas de trabalho, vizinhos, estendendo-se também aos profissionais de saúde que com o conhecimento científico e experiência poderão proporcionar um suporte relevante. Ou seja, pessoas que compartilham da sua vida e a quem pode recorrer em busca de ajuda, apoio e encorajamento, assim como profissionais de saúde com uma visão integrativa e holística. A evidência científica confirma que grávidas acompanhadas por Enfermeira Especialistas em Saúde Materna/Parteiras, de forma contínua, ao longo da sua gravidez, parto e pós-parto têm mais probabilidade de gravidez e parto fisiológico assim como de terem experiências mais felizes e um pós-parto mais saudável(1).
Quando nasce um bebé, a mãe é usualmente a mais sobrecarregada, pois precisa alimentá-lo, preferencialmente, com o leite materno. Por isso, e devido à exaustão que o ato de amamentar pode provocar é ela quem mais precisa de apoio. Um exemplo de suporte é quando o pai assume e exerce a sua parentalidade de forma ativa, se tornando, assim, uma importante rede de apoio para a mãe e também para o bebé.
Ter uma rede de apoio é primordial, pois trata-se de um lembrete de que você não está sozinha(o). Enquanto profissionais de saúde, a nossa missão é fazer parte dessa mesma rede, por isso encontra na Razão d’Ser, profissionais qualificados e humanizados, prontos a ouvir, acolher e apoiar sempre que necessário.
Autor: Thácia Souza
Enfermeira Pós Graduada em Saúde Materna e Obstetrícia
Fotos: www.magicfotografia.pt
1) EAST CE et al, 2019; SANDALL J et al, 2016; SHAHNAZ et al, 2014; BOHREN et al, 2017