Blog

Um espaço de partilha de conhecimento, testemunhos e de experiências.

Mulher

A Menopausa

A Menopausa

A menopausa é designada como o último período menstrual, ou seja, o fim permanente das menstruações e, com isso, o fim do período de fertilidade de uma mulher. Ocorre, normalmente, por volta dos 40 aos 58 anos e trata-se de um evento biológico natural na vida da mulher.

O Copo Menstrual

O Copo Menstrual

Diferentemente dos absorventes comuns que absorvem o fluxo menstrual, o copo menstrual, também chamado de coletor menstrual, coleta e armazena temporariamente o sangue que é expelido durante o período menstrual.

A Menarca – a primeira menstruação

A Menarca – a primeira menstruação

A primeira menstruação, a que no mundo científico se chama de menarca, representa um marco importante na vida de uma menina-mulher. Faz parte do processo de amadurecimento do corpo feminino e ocorre habitualmente entre 10 os 14 anos, mas em alguns casos acontece antes ou após este intervalo.

Maternidade

O Parto em Casa e o Acompanhamento por Parteira (EESMO)

O Parto em Casa e o Acompanhamento por Parteira (EESMO)

A Organização Mundial de Saúde recomenda que todas as grávidas sejam acompanhadas por uma parteira de forma contínua desde a gravidez ao pós-parto, sendo este o modelo que demonstra melhores resultados obstétricos e neonatais. Mesmo quando falamos de grávidas com fatores de risco ou patologias importantes, demonstra-se pela evidência científica que manter o acompanhamento por parteira em simultâneo com outro profissional de referência na patologia obstétrica (médico obstetra) faz diferença, para melhor, nos resultados obstétricos e neonatais, assim como na satisfação materna e familiar.

Nascer na Água

Nascer na Água

O uso da água durante todas as fases do trabalho e parto pode ser útil e benéfica, contribuindo para o bem estar materno através do relaxamento e alívio do desconforto e consequentemente bem estar fetal. Na fase ativa é promotora da dilatação, promovendo partos mais rápidos e eficazes, através não só através do relaxamento materno mas também do contributo para a facilidade com que a mulher se movimenta e adota posições verticalizadas. Na expulsão, permite uma expulsão mais lenta e suave, protegendo o períneo materno e promovendo o nascimento autónomo do bebé.

Amamentação: O leite materno é suficiente?

Amamentação: O leite materno é suficiente?

Fisiologicamente, a mulher está preparada para amamentar e o bebé está preparado para mamar, não existem leites fracos nem produção inferior às necessidades do bebé, desde que o bebé seja amamentado em horário livre – sempre que quiser, durante quanto tempo quiser.

A Náusea na Gravidez

A Náusea na Gravidez

Há muitos anos atrás, não tínhamos acesso a informação sobre o que podia venenoso ou perigoso durante a gravidez, assim, fisiologicamente os sentidos da grávida ficam mais apurados para que esta se possa proteger de eventuais perigos, pelo que é esperado que grávida possa reagir de forma menos positiva a tudo a que tenha um odor intenso ou desagradável, como por exemplo tabaco, e/ou a tudo que tenha um sabor mais intenso ou estranh

O maravilhoso mundo da Gravidez…ou talvez não…

O maravilhoso mundo da Gravidez…ou talvez não…

Para uma gravidez saudável, é importante que a mulher entre no modo “acalma e digere” e não no modo “luta ou fuga”, pois precisa que o seu corpo consiga digerir os alimentos e direcione a energia para o útero, além de, precisar de se abrir emocionalmente ao AMOR pelo novo ser que está a gerar.

Família

A Importância de uma Rede de Apoio

A Importância de uma Rede de Apoio

Ter uma rede de apoio é primordial, pois trata-se de um lembrete de que você não está sozinha(o). Enquanto profissionais de saúde, a nossa missão é fazer parte dessa mesma rede, por isso encontra na Razão d’Ser, profissionais qualificados e humanizados, prontos a ouvir, acolher e apoiar sempre que necessário.

Mamã e Papá, venham brincar comigo!

Mamã e Papá, venham brincar comigo!

Para as crianças a brincadeira é muito mais séria do que possam imaginar. Não é sisuda. Não é cinzenta. É alegre, empolgante e colorida, mas também entra a tristeza, a frustração e a irritação quando assim tem de ser.

Como entender o choro do bebé?

Como entender o choro do bebé?

O choro do bebé representa habitualmente uma grande angústia para os pais, no entanto o choro é apenas a forma como o bebé se consegue expressar comunicando uma necessidade não satisfeita. O choro do bebé representa habitualmente uma grande angústia para os pais, no entanto o choro é apenas a forma como o bebé se consegue expressar comunicando uma necessidade não satisfeita.

Relatos de Parto

O Nascimento da Elisa 25.02.2023 (Pais Júlia & Pedro)

O Nascimento da Elisa 25.02.2023 (Pais Júlia & Pedro)

Querida Elisa,
O teu nascimento foi algo tão natural como a vida em si mesma: maravilhosa, difícil, misteriosamente certa. O sinal começou 1 semana antes e quando foi hora estava pronta para te receber. As contrações em 30min ficaram de 3 em 3 minutos e muito intensas, e eu sabia que já não íamos sair de casa. Quando a Sónia, nossa parteira, chegou até nós a dor que eu sentia serenou de uma forma que não consigo explicar e talvez tu, Elisa, tenhas sentido o mesmo, porque imediatamente começaste a escorregar cá para forma, ainda na bolsa.

O Nascimento da Serena  12.08.2021 (Pais Matina & Gustavo)

O Nascimento da Serena 12.08.2021 (Pais Matina & Gustavo)

A água quente do chuveiro batendo na lombar era um alívio para cada contração, eu tentava identificar se a barriga contraía mas não conseguia identificar, só sentia a dor concentrada nas costas. Ficava tentando controlar o ritmo das contrações apertando o bendito botão no aplicativo e aquilo acabava me gerando um stress, será que apertei na hora certa? Ainda estou sentindo a dor…sei lá, uma necessidade de controlar tudo né?!

O Nascimento de JJ 20.01.2015 (Pais Amanda & Ryan)

O Nascimento de JJ 20.01.2015 (Pais Amanda & Ryan)

Amanda é americana e já esteve grávida 3 vezes, das 3 vezes foi cuidada por parteiras e teve 3 partos fisiológicos, 2 em casa e 1 no hospital por prematuridade. O bebé prematuro (último bebé) infelizmente não sobreviveu pois era portador de uma deficiência incompatível com a vida. JJ surge nesta família como um bebé arco-íris e nasce de um maravilhoso mergulho de vida com os seus 4500gr.

O Nascimento do Tomás 19.12.2014 (Pais Joana & João)

O Nascimento do Tomás 19.12.2014 (Pais Joana & João)

O Nascimento de um primeiro filho é habitualmente desafiante pela novidade…por nunca se ter vivido nada semelhante. O parto do Tomás não foi diferente. A mamã fez a dilatação bem rápido para uma mãe de primeira viagem, a descida do Tomás para a vida foi algo bem arrastado com a necessidade de muito movimento por parte da mãe, estas imagens recolhidas por Rita Rocha são bem elucidativas desta linda viagem!

O Nascimento da Emma 22.04.2022 (Pais Laís & Felipe)

O Nascimento da Emma 22.04.2022 (Pais Laís & Felipe)

Emma é um milagre de vida, uma bebé concebida depois de muitos desafios na vida destes pais. O parto foi idealizado e desejado pelo casal, mas essencialmente pela mãe, que queria muito um parto natural e em casa e tudo fez para que o mesmo se tornasse realidade, resultando nesta magnífica experiência de vida.

O Nascimento da Elisa 10.09.2022 (Pais Joana & Sebastian)

O Nascimento da Elisa 10.09.2022 (Pais Joana & Sebastian)

Com o Sebastian atrás de mim e a dizer ´Uau´ demos as boas-vindas à nossa Elisa de olhos bem abertos debaixo da água, braços abertos e tranquilamente a vir à tona da água pelas mãos da Sónia diretamente até ao meu peito, onde nós os dois, os seus pais, a recebemos pela primeira vez com muito amor, admiração e incredulidade pela magia que tinha acabado de acontecer. Sim, a sensação foi de magia, pois como vinha de uma cesariana anterior e rotulada como uma muito provável cesariana, o que tinha acabado de acontecer não podia ser outra coisa que não magia.

O Nascimento do Kael 26.05.2018 (Pais Aline & Rafael)

O Nascimento do Kael 26.05.2018 (Pais Aline & Rafael)

4h14 da manhã acordo sentindo minha bolsa estourar! Impossível descrever o que senti naquele momento, um misto de felicidade com ansiedade, animação e também um pouco de medo do que estava por vir. Acordei o Rafael e falei: Amor, minha bolsa estourou, nosso Kael está vindo!

O Nascimento do Noé 24.03.2021 (Pais Rute & Paulo)

O Nascimento do Noé 24.03.2021 (Pais Rute & Paulo)

O parto do meu segundo filho foi um “primeiro” parto, e portanto, para um “primeiro” parto, foi muito rápido e eficaz! Intenso, mas muito rápido, e quando pensava no parto do Noé, tinha em mente um parto ainda mais rápido e “fácil”! Porque já era um segundo parto e tudo iria ser ainda melhor! Pois… não foi! Ou melhor, agora, vejo que foi igualmente maravilhoso, mas na altura não estava a ser como o outro!

A nossa missão

A nossa missão é cuidar, com amor, respeito, carinho e empatia, a saúde feminina onde se inclui a saúde sexual, a gravidez, o parto e a maternidade, mas também, da saúde da família, ou seja, da saúde de todos os adultos, bebés e crianças que a compõe.

Contactos

Rua da Lamela 683
4585-617 Recarei

Tel: 224110055
-Chamada para rede fixa nacional

Telem: 91 212 67 67
-Chamada para rede móvel nacional

geral@razaodser.pt

Iniciar conversa
1
Precisa de ajuda?
Razão D'Ser
Olá, podemos ajudar?