Maternidade

As consultas podem ser realizadas nas nossas instalações, no seu domicílio ou instalações de parceiros

Consulta de Obstetrícia

A consulta de Obstetrícia é realizada por uma médica especialista em saúde obstétrica e ginecológica com uma visão holística e integrativa da saúde da mulher ao longo do ciclo gravídico-puerperal.

Nesta consulta é possível a realização de ecografia obstétrica, assim como outros exames de diagnóstico como por exemplo citologia (exame de papanicolau) ou outros.

Consulta Vigilância e Aconselhamento Pré-natal

Esta consulta é realizada por uma enfermeira especialista em saúde materna e obstetrícia (enfermeira parteira) à luz do modelo de continuidade de cuidados por parteira e modelo psico-neuro-endócrino-imunológico, ou seja, com uma visão holística e integrativa da saúde da mulher ao longo do ciclo gravídico puerperal.

Saiba mais

A parteira tem competências para efetuar a vigilância clínica da gravidez de baixo risco e de forma complementar nos casos em que são identificados fatores de risco. A evidência científica confirma que mulheres acompanhadas de forma contínua por uma parteira/enfermeira parteira têm menor probabilidade de risco ao longo da gravidez e parto e maior probabilidade de entrar em trabalho de parto espontâneo, e que este termine de forma normal, fisiológica e saudável.

Nesta consulta pode contar com um aconselhamento personalizado, nas mais diversas temáticas, tais como, gravidez, trabalho de parto e parto, características e cuidados ao recém-nascido, pós-parto & amamentação.

Consulta de Plano de Parto

Na nossa vida planeamos, por exemplo viagens e comemorações de família, com o objetivo de que o resultado final seja o mais parecido com o que imaginámos e ambicionámos.
Saiba mais

O nascimento de um bebé é, talvez, o maior evento das nossas vidas e tanto há para saber, para aprender e para decidir.

Nesta consulta, realizada por uma enfermeira especialista em saúde materna e obstetrícia cada grávida/casal pode partilhar os seus medos, desejos e expectativas, assim como esclarecer as suas dúvidas e obter conhecimento e aconselhamento, para que possa estruturar e definir o seu plano de parto por forma a promover e potenciar uma experiência mais positiva.

Consulta Bebés Pélvicos

A grande maioria dos bebés posiciona-se em posição cefálica (cabeça para baixo) entre as 28 e 32 semanas de gestação, alguns um pouco mais tarde, e uma pequena percentagem posiciona-se em posição pélvica (rabinho para baixo) o que pode inviabilizar o nascimento por via vaginal.

Saiba mais

Nesta consulta, recomendada a partir da semana 32 se o bebé está pélvico, a enfermeira especialista em saúde materna e obstetrícia certificada por Spinning babiesâ, irá efetuar uma avaliação integrativa da sua saúde, efetuar e ensinar técnicas tendo por base os exercícios Spinning babiesâ  que potenciam o movimento do bebé para a posição cefálica. Poderão ainda ser utilizadas ou recomendadas outras estratégias.

Consulta Spinning Babies®

A grande maioria dos bebés posiciona-se em posição cefálica (cabeça para baixo) entre as 28 e 32 semanas de gestação, alguns um pouco mais tarde, e uma pequena percentagem posiciona-se em posição pélvica (rabinho para baixo) o que pode inviabilizar o nascimento por via vaginal.
Saiba mais

Nos bebés em apresentação cefálica, estar do lado esquerdo materno, com as costas para a frente, cabeça fletida, centrada e encaixada relaciona-se com maior probabilidade de entrar em trabalho de parto espontâneo e de maior eficiência do trabalho de parto.

As técnicas e exercícios Spinning babiesâ desenvolvidas por Gail Tully promovem simetria no corpo materno, melhor equilíbrio muscular, dos ligamentos e da fáscia, permitindo que o corpo materno ofereça mais espaço ao bebé e que este consiga se posicionar na melhor posição.

Nesta consulta, realizada por uma enfermeira especialista em saúde materna e obstetrícia com certificação Spinning babiesâ, será avaliada a saúde da grávida de forma holística e integrativa, avaliada a posição fetal, executadas e ensinadas técnicas e exercícios para melhor favorecer o posicionamento fetal.

Consulta Hipnonascimento

O hipnonascimento ou Hypnobirthing é a utilização da auto-hipnose durante a gravidez como preparação para trabalho de parto saudável e prazeroso.
Saiba mais

Nesta consulta são ensinadas técnicas de auto-hipnose, facilitados guiões e áudios e orientada a preparação para o parto com base na auto-hipnose.

Poderá ainda ser utilizada a auto-hipnose como método de tratamento de traumas e medos relacionados com vivências e experiências anteriores.

A consulta é realizada por uma enfermeira especialista em saúde materna e obstetrícia ou Doula, ambas com certificação pela KGHypnobirthingâ.

Consulta para Acompanhamento Contínuo por Parteira

A evidência científica confirma que grávidas acompanhadas por parteiras, de forma contínua, ao longo da sua gravidez têm mais probabilidade de gravidez e parto fisiológico assim como, de terem experiências mais felizes e um pós-parto mais saudável.
Saiba mais

Nos últimos 2 anos, temos uma taxa de parto fisiológico (totalmente natural) de cerca de 90% (60% dentro de água), com 0% de episiotomias e apenas 7% de cesarianas; a nossa taxa de transferência nos partos em casa foi inferior a 10% e 92% das mulheres que pariram connosco tiveram o seu períneo sem qualquer lesão ou com uma lesão de Grau I na maior parte das vezes sem necessidade de sutura. Todas as mães iniciaram a amamentação e mantiveram-na por mais de 6 meses.

Com acompanhamento por Enfermeira especialista em saúde materna e obstetrícia (enf.ª obstetra/parteira) poderá́ usufruir ao longo de todo o ciclo gravídico-puerperal (da gravidez ao pós-parto) de suporte emocional para além da vigilância clínica de saúde e aconselhamento profissional, independentemente do local de nascimento que escolher ou do tipo de parto que planeia, deseja ou o possível de acordo com as condições de saúde de mãe e bebé no final da gravidez.

A nossa filosofia de cuidados é baseada no modelo de continuidade de cuidados por parteira “midwifery model of care” pelo que a assistência ao trabalho de parto e parto não pode ser dissociada da assistência na gravidez e pós-parto. Também, pelo facto de seguirmos o modelo de cuidados de parteira, a nossa conduta é não interventiva e promotora da fisiologia da gravidez ao pós-parto, assim como da amamentação saudável e prolongada. Claro que, não pretendendo assistência ao trabalho de parto, pode contar connosco durante a qualquer momento da sua gravidez ou pós-parto, com apenas uma consulta, ou várias.

Promovemos a fisiologia saudável do trabalho de parto, auxiliada preferencialmente por meios não farmacológicos tais como a imersão em água, massagens, aromaterapia, acupuntura, rebozo, tens, Spinning babiesâ ou hipnonascimento. Mas aceitamos, apoiamos e aconselhámos sobre todas as opções da grávida/casal.

Salvo questões clínicas em contrário, quanto ao local e tipo de nascimento, pode optar por:

  • Parto em casa – aqui pode ser parto na água ou em terra.
  • Parto em hospital privado) – apenas com a opção de parto em terra, mas pode usar o chuveiro.
  • Parto em hospital publico à sua escolha – apenas opção parto em terra. Nesta opção nós assistimos o trabalho de parto em ambiente domiciliário até uma fase avançada e depois acompanhámos até ao hospital da sua escolha.

Neste tipo de serviço, pode contar com a disponibilidade de atendimento telefónico de uma enfermeira parteira 24h/dia desde a gravidez até 1 mês pós-parto, e apesar de promovermos um parto fisiológico e a amamentação, apoiamos e respeitamos todas as opções da mulher/casal e aconselhamos de acordo com as mesmas.

Após uma primeira consulta, é definido em conjunto o melhor plano de acompanhamento de acordo com os objetivos da grávida/casal ou se pretende apenas um orçamento para um acompanhamento contínuo por parteira, pode efetuar o pedido através de email ou através do nosso formulário de contacto.

Consulta para Assistência ao Trabalho de Parto

Na nossa assistência ao trabalho de parto pode contar com enfermeiras especialistas em saúde materna e obstetrícia, com uma médica especialista em obstetrícia e doulas com formação e experiência em parto fisiológico, parto na água e parto domiciliário.

Saiba mais

Prestamos assistência ao trabalho de parto em ambiente domiciliário ou hospitalar, em terra ou dentro de água.

Promovemos a fisiologia saudável do trabalho de parto, auxiliada preferencialmente por meios não farmacológicos tais como a imersão em água, massagens, aromaterapia, acupuntura, rebozo, tens, Spinning babiesâ ou hipnonascimento. Mas aceitamos, apoiamos e aconselhámos sobre todas as opções da grávida/casal.

A assistência integral ao trabalho de parto e parto não pode ser dissociada da vigilância e acompanhamento pré-natal, mas efetuamos consulta de diagnóstico de trabalho de parto de acordo com a disponibilidade existente.

Pode agendar uma consulta para obter mais informações ou se pretender um orçamento para assistência ao trabalho de parto, pode efetuar o pedido através de email ou através do nosso formulário de contacto.

Consulta de Vigilância e Aconselhamento Pós-natal

Nesta consulta, realizada por uma enfermeira especialista em saúde materna e obstetrícia, será efetuada uma avaliação da sua saúde ginecológica tendo sempre por base uma avaliação integrativa e holística, assim como é efetuado aconselhamento sobre cuidados a ter no pós-parto, com a amamentação, com o regresso à sua intimidade sexual e contraceção.

Consulta de Aconselhamento em Amamentação

Amamentar é o desejo de praticamente todas as mulheres, no entanto, as estatísticas dizem-nos que a grande maioria não consegue atingir o objetivo mínimo de amamentação exclusiva até aos 6 meses.
Saiba mais

A grande parte dos bebés é oferecido outro leite ainda no hospital e as mães apresentam muitas dificuldades para voltar à amamentação exclusiva. Por outro lado, muitas mães em amamentação exclusiva apresentam dor e amamentar torna-se um enorme sacrifício, conduzindo muitas vezes, ao desmame num curto espaço de tempo.

Esta consulta é realizada por profissionais certificados em aconselhamento em amamentação, tendo sempre em consideração uma avaliação integrativa e holística da sua saúde física e emocional e pode ser realizada durante a gravidez como preparação da amamentação e em qualquer momento da amamentação, sendo especialmente indicada em casos de:

  • Amamentação de múltiplos ou em tandem (2 crianças de idade diferente)
  • Prematuridade
  • Dor a amamentar
  • Presença de fissuras
  • Sensação de leite insuficiente
  • Presença ou sugestão de aleitamento misto
  • Alterações no peso do bebé
  • Ingurgitamento mamário
  • Suspeita de mastite, abcesso ou infeção
  • Preparação do regresso ao trabalho
  • Preparação da introdução alimentar

Ecografia Obstétrica

A ecografia obstétrica é relizada por uma médica especialista em obstetrícia e medicina materno-fetal.
Saiba mais

Em Portugal são 3 os momentos recomendados para a realização da ecografia obstétrica:

  • entre as 11 e as 13 semanas + 6 dias (idealmente 12 semanas)
  • entre as 20 e as 22 semanas + 6 dias (idealmente 21 semanas)
  • entre as 30 e as 32 semanas + 6 dias (idealmente 31 semanas)

 

Para além destes momentos, pode ser recomendada a realização de ecografia para diagnóstico de gravidez e determinação de tempo gestacional, ou a qualquer momento da gravidez por motivos clínicos.

Ecografia Emocional

A ecografia emocional é realizada por um profissional habilitado na realização de ecografias emocionais.

Saiba mais

Esta ecografia não tem qualquer valor clínico ou diagnóstico e apenas tem como objetivo criar um momento ligação emocional entre pais e bebé ou bebés através da visualização ecográfica do bebé inútero com imagens 5D ultra realísticas.

A ecografia emocional pode ser realizada em qualquer momento da gravidez e pode repetir-se quantas vezes se desejar ao longo da gestação. Cada momento tem a sua beleza e particularidades.

No entanto, o melhor período para obter uma ecografia com uma adequada visualização tridimensional do rosto do bebé, é a partir das 25 semanas (entre os 6 e os 7 meses). Por outro lado, acima das 30 semanas existem algumas condicionantes que poderão dificultar a sua realização.

Consulta de Psicologia

A nossa saúde mental cada vez está mais afetada e sabemos que não há saúde sem saúde mental.
Saiba mais

Durante o ciclo gravídico-puerperal as adaptações físicas e psicológicas são imensas e nem sempre a mulher consegue adaptar-se de forma saudável, culminando muitas vezes num grave depressão pós-parto.

Esta consulta é recomendada a todas as mulheres grávidas ou em pós-parto e especialmente recomendada a todas mulheres com história clínica de dificuldades emocionais prévias ou que identificam sinais e sintomas de nível de stress elevado, ansiedade, crises de pânico ou dificuldades na relação com o bebé. Situações de luto, perturbações da personalidade, e dificuldades de adaptação a mudanças de vida como separação, divórcio ou outras durante o ciclo gravídico-puerperal também são motivo para marcação desta consulta.

Consulta de Homeopatia, Naturopatia e Fitoterapia

O objetivo desta consulta é, acima de tudo, tratar a pessoa como um todo. Ou seja, resolver a causa do problema em vez de aliviar só os sintomas.

Saiba mais

Nesta consulta, que engloba uma visão integrativa e holística da pessoa, são utilizados conhecimentos de diversas áreas e terapias como a medicina orto molecular, fitoterapia (plantas medicinais), homeopatia, micoterapia (cogumelos medicinais), termografia clínica, aromaterapia (óleos essenciais), mesoterapia homeopática, exercício, nutrição, entre outras, indo ao encontro do mais adequado e necessário para o cliente.

No que se refere à maternidade esta consulta é particularmente útil na prevenção, tratamento e alívio de sintomatologia característica da gravidez ou pós-parto, duma forma natural, integrativa e holística.

Consulta de Medicina Tradicional Chinesa

A Medicina tradicional chinesa é conhecida pela sua abordagem integrativa, holística e fisiológica. A acupuntura promove o fluxo sanguíneo influenciando a regulação do corpo e mente.
Saiba mais
No pré-natal, parto e pós-parto, pode ser uma mais valia na prevenção, tratamento e alívio de sintomatologia característica destes períodos, nomeadamente náuseas, vómitos, azia, dor, ansiedade e medos, contractilidade intensa, entre outros. Assim como, pode ser uma mais valia como preparação para parto e como promotora de um trabalho de parto espontâneo e natural.

Esta consulta está disponível nas nossas instalações.

Consulta de Fisioterapia

A gravidez representa um conjunto de adaptações e transformações físicas bastante exigente para o corpo.
Saiba mais

O pavimento pélvico sofre várias alterações das quais, muitas vezes, resulta sintomatologia como incontinência ou obstipação, sendo assim importante uma avaliação por uma fisioterapeuta e tratamento em caso de disfunção.

A massagem perineal   pode ser importante no contexto de preparação do períneo para o parto e nesta consulta pode aprender como a executar corretamente.

O pós-parto é uma altura desafiante a vários níveis e a recuperação física é uma delas. Chega o momento em que prestamos atenção ao corpo e notamos as suas diferenças e a forma como elas se expressam no nosso dia-a-dia.

Nesta consulta serão avaliados os sinais de recuperação do seu corpo físico e identificados eventuais desvios da normalidade, e serão dadas orientações para promover uma recuperação mais eficaz.

A fisioterapeuta poderá efetuar a avaliação da função do seu pavimento pélvico, a função e afastamentos dos seus músculos abdominais, a mobilidade de cicatrizes (abdominal e perineal), tratar disfunções se diagnosticadas e orientar o regresso à atividade física e sexual.

Seja na gravidez seja no período pós-parto pode contar com esta consulta para sessões de exercício clínico adaptado à sua condição de saúde e objetivos, assim como prevenir ou tratar qualquer disfunção músculo-esquelética como dor lombar ou pélvica, ou edema através de drenagem linfática manual.

Massagem & Spa

Cuidar do Corpo é fundamental para uma mente saudável. A massagem corporal é uma excelente forma de cuidar de si e da sua saúde.
Saiba mais

Na Razão d’Ser, durante toda a gravidez ou pós-parto pode usufruir de:

*Massagem de Relaxamento
*Massagem Terapêutica
*Massagem de Reflexologia Podal
*Massagem de Aromaterapia
*Massagem Thai
*Drenagem Linfática Manual

Consulta com Doula

“Se doula fosse um medicamento, seria anti-ético não prescrevê-la” (Kennel e Klaus)

Uma doula tem formação específica para acompanhar mulheres e famílias durante o período perinatal (a gravidez, o parto e o pós-parto).

Saiba mais

Oferece suporte contínuo, emocional, prático e informativo, durante esse período, providenciando informação baseada em evidência científica e orientando e assistindo a nova mãe durante as suas intensas transformações externas e internas; apoia também o bebé ao promover o vínculo com a família desde a concepção e ajuda-o a ambientar-se ao novo mundo; apoia o homem no seu novo papel de pai. Uma doula não realiza actos médicos e o seu apoio é independente do tipo de parto desejado pela família (hospitalar, domiciliar, vaginal, cesariana).

A doula pode também, se desejado e contratado, dar um apoio diário no pós-parto dando apoio nas tarefas domésticas para que os pais tenham tempo para se dedicar ao bebé e dando também apoio na amamentação e outros cuidados ao bebé.

Após uma primeira consulta, é definido em conjunto o melhor plano de acompanhamento de acordo com os objetivos da grávida/casal.

Consulta Revisão Pós-parto

O parto representa a necessidade de uma readaptação física e emocional. A recuperação é diferente de mulher para mulher e fortemente influenciada pelo tipo de experiência de parto quer do ponto de vista físico quer do ponto de vista emocional.

Saiba mais

A consulta de check-up pós-parto idealmente deve ser realizada entre as 4 e 6 semanas pós-parto e pode ser realizada por diferentes profissionais de acordo com o seu objetivo.

  • Consulta com Médica especialista em Ginecologia e Obstetrícia

Nesta consulta, será efetuada uma avaliação da sua saúde ginecológica tendo sempre por base, uma avaliação integrativa e holística. Pode realizar exames como uma citologia (ex. papanicolau), aconselhar-se sobre contraceção e colocar dispositivos contracetivos (DIU; SIU ou Implanomâ) se for esse o seu desejo.

  • Consulta com Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstetrícia

Nesta consulta, poderá ser efetuada uma avaliação da sua saúde ginecológica tendo sempre por base uma avaliação integrativa e holística. Poderá aconselhar-se sobre cuidados a ter no pós-parto, com a amamentação assim como com o regresso à sua intimidade sexual e contraceção.

  • Consulta com a Fisioterapeuta

Nesta consulta, serão avaliados os sinais de recuperação do seu corpo físico e identificados eventuais desvios da normalidade, e serão dadas orientações para promover uma recuperação mais eficaz.

A fisioterapeuta poderá efetuar a avaliação da função do seu pavimento pélvico, a função e afastamentos dos seus músculos abdominais, a mobilidade de cicatrizes (abdominal e perineal), tratar disfunções se diagnosticadas e orientar o regresso à atividade física e sexual.

Se pretender agendar no nosso sistema de marcação automática, selecione consulta de ginecologia, consulta de vigilância e aconselhamento pós-natal ou consulta de fisioterapia de acordo com o seu objetivo.

Consulta Preparação para o Parto e Parentalidade

A viagem da Parentalidade é uma viagem cheia de desafios, mesmo quando já não se trata do primeiro filho.

Saiba mais

Esta consulta, realizada por uma enfermeira especialista em saúde materna, permite à grávida/casal preparar-se para que a viagem seja o mais tranquila e equilibrada possível de acordo com os seus objetivos.

Após uma primeira consulta, são definidos em conjunto os objetivos a atingir e definido o número de sessões necessárias para atingir esses mesmos objetivos. Poderá ser continuado o acompanhamento em sessão individual ou proposto a integração num grupo de grávidas/casais de acordo com as preferências e objetivos.

O valor da preparação para o parto será ajustado em função da realização dum conjunto de sessões ou integração num  grupo.

Consulta Alergias e Intolerâncias

A quantidade de pessoas com alergias e intolerâncias alimentares tem vindo a aumentar nos últimos anos.

Saiba mais

Fazer a gestão deste tipo de patologia para que as crises sejam inexistentes ou o mais esporádico possível é um enorme desafio.

Na gravidez ou pós-parto, por representarem uma necessidade de adaptação física e emocional, surge por vezes, uma maior ocorrência de crises, pelo que aprender a gerir este seu problema de saúde irá ajudá-la a viver de forma mais saudável, equilibrada e feliz a sua gravidez e pós-parto.

Consulta Cuidado à Pele

A pele é o maior órgão do corpo humano e ao qual precisamos prestar uma atenção especial.

Saiba mais

Na gravidez, a pele sofre um conjunto de alterações fisiológicas, mas se esta não for bem cuidada, a mulher pode deparar-se com alterações inestéticas e duradouras, como estrias e pigmentação.

Na gravidez e pós-parto são várias as alterações ao nível da pele, nesta consulta, terá acesso não só a uma abordagem integrativa na avaliação da saúde da sua pele, um aconselhamento personalizado e a um conjunto de tratamentos que contribuem para uma pele mais equilibrada, mais bonita, menos cansada, mais jovem e mais saudável.

Consulta de Nutrição pré-concecional, na gravidez e/ou no pós-parto

Numa fase muito precoce do ciclo de vida, ainda no útero da mãe, determina-se a suscetibilidade para o desenvolvimento de doenças como a obesidade na vida adulta.

Saiba mais

A alimentação e estilo de vida da mulher antes de engravidar e durante a gravidez podem influenciar não só a sua saúde e fertilidade, mas também podem afetar o crescimento e a saúde do seu filho a longo prazo.

Nas consultas de nutrição, nesta fase de vida, pretende-se melhorar o estado nutricional no momento de preconceção e durante a gravidez para que haja garantia de melhores indicadores de saúde e qualidade de vida a longo prazo, tanto da mulher, como das futuras gerações.

A otimização do estado nutricional e a gestão adequada do peso durante a lactação podem constituir estratégias eficazes para a prevenção das doenças crónicas não transmissíveis com etiologia nos hábitos alimentares inadequados. As necessidades nutricionais durante a lactação diferem das necessidades nutricionais de mulheres em idade fértil, o que requer um planeamento diferente da alimentação para esta fase do ciclo de vida.

Para além disso, o período pós-parto é muito exigente do ponto de vista físico e emocional, pelo que a alimentação e nutrição da mulher devem estar adequadas de forma a assegurar o bom estado nutricional da mãe e do bebé.

Faça a sua marcação

É rápido e simples. Basta escolher a profissional e o tipo de consulta que pretende.

A nossa missão

A nossa missão é cuidar, com amor, respeito, carinho e empatia, a saúde feminina onde se inclui a saúde sexual, a gravidez, o parto e a maternidade, mas também, da saúde da família, ou seja, da saúde de todos os adultos, bebés e crianças que a compõe.

Contactos

Rua da Lamela 683
4585-617 Recarei

Tel: 224110055
-Chamada para rede fixa nacional

Telem: 91 212 67 67
-Chamada para rede móvel nacional

geral@razaodser.pt