Como entender o choro do bebé?
O bebé humano é um pequeno mamífero com as mesmas necessidades que outra cria recém-nascida. Os pais humanos são muitas vezes assoberbados de informações e regras sobre cuidar do seu bebé, deixando pouco espaço para seguir o seu instinto mais básico e que na maioria das vezes é exatamente o que o bebé precisa.
O choro do bebé representa habitualmente uma grande angústia para os pais, no entanto o choro é apenas a forma como o bebé se consegue expressar comunicando uma necessidade não satisfeita. À medida que o bebé vai crescendo os pais rapidamente vão aprender a interpretar o choro identificando exatamente o que o bebé necessita, no início, por vezes é bem desafiante, mas não precisa de o ser. Podemos facilmente agrupar as necessidades dos bebés em quatro grandes grupos, o bebé tem necessidade de ser alimentado e esta necessidade facilmente os pais suprem seja através da amamentação seja através de alimentação com leite de fórmula. Outra grande necessidade é o conforto, pelo que é importante caso o bebé chore se verifique se poderá ter necessidade de trocar a fralda, se tem frio ou calor ou se tem algo que possa estar a magoar (por exemplo etiquetas na roupa interior). O ser humano é um ser social, pelo que tem necessidade de se sentir amado, o bebé precisa obviamente de sentir AMOR e sem dúvida que esta necessidade fica facilmente suprida. O último grupo é a necessidade de segurança, o bebé precisa sentir que está seguro e chorará sempre que esta necessidade se encontra insatisfeita.
Quando pensamos em segurança, no que diz respeito a um bebé, pensamos em sistemas de retenção para o carro, pensamos no risco de queda ou asfixia entre outros, mas será que o bebé se sente mais seguro porque lhe proporcionamos um ambiente seguro? Obviamente que não e embora como pais devemos providenciar esse mesmo ambiente seguro temos também que pensar que o nosso bebé é um ser indefeso que está pré-programado para soar o alarme sempre que se sente ameaçado. E o que faz os bebés se sentirem ameaçados??? É acordarem sozinhos ou sentirem-se sozinhos, isto porque biologicamente o bebé não tem como se defender de possíveis predadores e tal qual os gatinhos miam quando a mãe sai temporariamente do ninho e estão caladinhos quando a mãe está com eles, o nosso bebé também chorará mais sempre que se sentir sozinho pois do ponto de vista dele, poderá ser roubado, atacado ou morrer de fome.
A OMS, a UNICEF e outras entidades de renome internacional recomendam o co-sleeping e está demonstrado que os bebés que dormem com as mães choram menos e são amamentados por muito mais tempo. Há, no entanto, regras para que este co-sleeping seja seguro, os pais não devem ser fumadores nem consumir drogas, álcool ou medicamentos sedativos. É mais seguro que o bebé partilhe a cama num berço acoplado à cama dos pais ou apenas com um dos adultos. Se partilhar a cama dos pais deve ter de preferência um espaço delimitado para ele, por exemplo um pequeno cesto e deve ser coberto com uma manta própria e não com a roupa da cama dos pais. Se ficar do lado externo, a cama deve ter uma barreira para prevenir quedas ou estar por exemplo encostada à parede.
Gostaria de saber mais como identificar as necessidades do seu bebé? Marque consulta connosco!
Fotos: www.magicfotografia.pt