O Copo Menstrual
Os copos menstruais começaram a ser produzidos por volta de 1930, mas só recentemente se tornaram populares entre a população feminina, devido à transformação do seu material, que ficou mais higiênico, hipoalergénico, menos poluente e mais confortável ao uso. Os copos menstruais são feitos com silicone medicinal, pode ou não conter látex e ser feito de material vegano.
Diferentemente dos absorventes comuns que absorvem o fluxo menstrual, o copo menstrual, também chamado de coletor menstrual, coleta e armazena temporariamente o sangue que é expelido durante o período menstrual.
Como dito anteriormente, os copos menstruais têm um material maleável que se adapta ao colo do útero, trazendo assim uma sensação de conforto. Ao inserir o produto corretamente cria-se um vácuo formado pelas paredes da vagina e pelos músculos vaginais, que impede qualquer tipo de vazamento indesejável. Também não há contraindicações em dormir com o copo menstrual, desde que não ultrapasse o período de 12 horas.
A mulher pode permanecer com o copo menstrual inserido no canal vaginal pelo período de 6 a 12 horas seguidas, dependendo do fluxo menstrual, não sendo aconselhado ultrapassar o tempo de 12 horas seguidas. Após esse período, o recomendado é que retire o copo, esvazie o líquido, lave com a água e sabão e só então pode tornar a recolocá-lo.
Além de ser uma opção mais económica, o copo menstrual é um grande amigo do meio ambiente, sendo sem dúvida a opção mais sustentável para as mulheres durante o período menstrual. Uma mulher pode menstruar de 300 a 500 vezes na vida e chegar a usar 10 mil absorventes ao longo do período fértil, e cada absorvente pode demorar 400 anos para se decompor.
Há diversos relatos de mulheres que aderiram ao uso do copo menstrual, que dizem que se esquecem que estão no período menstrual, tamanha é a sensação de higiene e conforto.
Como usar:
O copo menstrual precisa ser higienizado com água fervente antes da primeira utilização. Também é importante lavar sempre as mãos antes de inserir o copo menstrual no canal vaginal, evitando, dessa forma, possibilidades de infeções.
A mulher deve estar relaxada e encontrar uma posição favorável para si, pode estar de pé, agachada ou sentada. Abrir um pouco as pernas pode tornar a inserção mais confortável.
Existem várias formas de dobrar e inserir o copo menstrual, a mais comum é dobrar sobre si mesmo e depois dobrar ao meio, fazendo uma espécie de “C”. Mas a mulher deve tentar sempre aquilo que for mais fácil e confortável para si. Com a prática, torna-se cada vez mais fácil a inserção. Lembre-se de relaxar!
É importante perceber se o copo abriu dentro do canal vaginal e se criou vácuo, para evitar possíveis vazamentos. Para se certificar disto, pode deslizar um dedo limpo até o fundo do copo e sentir se está arredondado.
Para retirar o copo menstrual é preciso retirar o vácuo, isso pode ser feito deslizando o dedo até a borda do copo e empurrando ou apertando a pontinha perto da patilha. Nunca retire o copo menstrual puxando apenas a patilha, isso poderá trazer algum desconforto desnecessário.
Como escolher o tamanho:
O fluxo menstrual pode variar de 30 a 80 ml por período menstrual. Dessa forma podemos classificar o fluxo menstrual como normal ou intenso, quando ocorre uma perda sanguínea acima de 80ml por período. Quando é presente no fluxo menstrual, coágulos sanguíneos, principalmente no início do período menstrual, também demonstra uma perda de sangue maior do que o habitual. O que não é um problema, principalmente se o fluxo sempre foi intenso. É preciso estar atenta apenas se a mulher notar que, de repente, o fluxo menstrual aumentou drasticamente, nesse caso é importante investigar com um especialista.
Saber qual é a intensidade do seu fluxo menstrual ajuda definir o tamanho do seu copo menstrual. Habitualmente, o copo menstrual é vendido em dois tamanhos, indicados para fluxo moderado/normal que consegue armazenar até 25ml e para fluxo intenso que por sua vez armazena até 30ml. Cada fabricante tem a sua forma de indicar o tamanho correto do copo menstrual, por isso é preciso estar atenta as informações na embalagem.
Como higienizar o copo menstrual:
Os copos menstruais devem ser higienizados antes e após cada ciclo menstrual. A higienização é feita com água fervente. Durante o período menstrual, o copo deve ser trocado pelo menos 2 vezes ao dia, e a cada troca, pode ser lavado apenas com água fria e sabão.
É importante lembrar que o coletor menstrual é de uso individual. Não deve ser partilhado, mesmo após as lavagens.
Durabilidade:
De forma geral, os copos menstruais podem durar até 10 anos, se for utilizado de forma correta e higienizados conforme indicação do fabricante.
A Razão d’Ser disponibiliza-lhe quer aconselhamento especializado em saúde da mulher quer copos menstruais de qualidade com cores lindas!
Se necesita de aconselhamento faça o ser agendamento directamente no nosso site, se pretende adquirir um copo menstrual pode adquirir na nossa loja online ou nas nossas instalações.