O Nascimento do Noah 03.03.2018 (Pais Kátia e Tiago)
Me demorei um pouco para conseguir descrever esse momento tão sublime… mas finalmente consegui! Vamos lá…
Eu já tenho 2 bebes, Laura com 3 anos e 8 meses e Theo com 1 ano e 9 meses, ambos nasceram de parto normal hospitalar. Mas nos mudamos recentemente para Portugal e ainda não tinha ninguém de confiança com quem deixar meus pequenos. Então comecei a cogitar a possibilidade de parir no aconchego do nosso lar. Conversei com meu marido a respeito e ele aceitou bem a ideia, e começamos a procurar uma parteira para nos apoiar nessa jornada! No site “Mães d’água” encontrei uma Enfermeira Parteira que tinha disponibilidade para acompanhar a gestação e dar assistência no dia do nascimento, previsto para 05/03/2018. Apesar de já ter escolhido os nomes de menino ou menina, ainda era uma surpresa o sexo do bebê, que só descobriríamos no dia do nascimento!
Iniciamos as consultas pré-natais em dezembro. Mas mantive em paralelo o pré-natal também no hospital aqui na cidade do Porto fazendo todos os exames de rotina, e como fui diagnosticada com DG, ainda tive que fazer acompanhamento com endocrinologista e rastreamento diário da glicemia 4 vezes ao dia por punção capilar (picar o dedo) até ao final da gravidez. E seguimos assim durante toda a gestação…
No dia 24/fev o tampão mucoso começou a sair, achei que estava prestes a conhecer o 5o integrante da nossa família, pois nas 2 gestações anteriores eles nasceram no mesmo dia que o tampão saiu! Mas ainda não era o momento… continuamos com vida normal.
Então no sábado de 03/Março, acordei com uma leve cólica por volta de 9:20. Levantei para ir ao banheiro, percebi que as cólicas já estavam com algum ritmo e avisei a parteira para se preparar pois estávamos próximo de receber nosso 3o bebê.
Pedi para meu marido inflar a banheira de parto e enche-la com água aquecida, pois as contrações já estavam ficando mais fortes, e o intervalo entre elas estava diminuindo… Então por volta de 10:30 nossa Parteira chegou, e ao fazer o exame de toque descobrimos que eu já estava com 5cm de dilatação! Fiquei super feliz por perceber que a natureza estava cumprindo seu papel com perfeita maestria!
Meus dois pequenos estavam brincando na sala enquanto meu marido preparava a piscina de parto.
Ainda deu tempo para fazer um lanchinho.
As 11:30 a EO mediu minha pressão e logo depois fizemos CTG… Mamae e Bebê em perfeitas condições! Mas as contrações já estavam ficando bem fortes, e por volta de 11:45 pedi para entrar na banheira, para tentar aliviar um pouco as dores…
Entrar na água aquecida foi maravilhoso, senti que as dores diminuíram consideravelmente! Entre uma contração e outra a dor praticamente desaparecia…
Pela primeira vez eu senti vontade de fazer força (fato que não aconteceu nas 2 gestações anteriores). Acho que na 3a vez que fiz força o Noah nasceu (12:15), após o círculo de fogo, a sensação foi a de que um bonequinho de veludo estava saindo de dentro de mim… imediatamente a dor desapareceu e pude admirar esse anjinho que chegou para alegrar ainda mais o nosso lar!
Laura e Theo tinham acabado de almoçar neste momento e vieram para sala acompanhar o nascimento do irmãozinho. Noah nasceu e veio direto para meus braços, apgar 10/10, sem intervenção alguma, mamou na primeira hora, pudemos aguardar o cordão parar totalmente de pulsar para ser cortado pelo pai. Não tive nenhuma laceração… Foi um nascimento abençoado, cercado de respeito e amor!
Bem vindo Noah!
DPP: 05/03/2018
DN: 03/03/2018
Peso e altura: 3.550Kg / 50cm
Obrigada meu querido filho pela oportunidade de vivenciar a maravilhosa aventura do seu nascimento de forma natural e perfeita!
Uma experiência magnífica e repleta de carinho, respeito e muito amor! Trazer-te ao mundo com a paz de Deus no aconchego do nosso lar foi e será para sempre um momento inesquecível meu anjinho Noah! te amamos infinito!
Quer saber mais sobre Parto no Domicílio e/ou Parto na água, marque consulta para acompanhamento contínuo por parteira.